O 2º PRÉMIO NO CUBO Encontre o número mínimo de apostas que garanta pelo menos o 2º prémio num jogo de totobola com 3 partidas clicando nos pontos (após carregar no botão “Iniciar”). No final, todos os pontos deverão ficar coloridos a amarelo ou a cor-de-laranja*.
1. Na aplicação poderá escolher o n.º de partidas (2 ou 3) para um jogo de totobola. 2. Para o número de partidas escolhido estão representadas todas as possíveis chaves e respectivos pontos. No caso de 2 partidas, o conjunto das 9 chaves corresponde ao conjunto dos vértices, pontos médios e centro de um quadrado de lado 2. Para um jogo de totobola com 3 partidas, o conjunto das 27 chaves é o conjunto dos vértices, pontos médios das arestas, centros das faces e centro de um cubo de aresta 2. 3. Se a opção “Mostrar linhas” estiver activa, aparecem destacados os segmentos-de-recta que unem o ponto escolhido aos pontos de cobertos por esse ponto, pontos que diferem do escolhido em apenas uma das coordenadas. 4. Ao carregar no botão “Solução”, ficam pintados de cor-de-laranja uns pontos que correspondem ao número mínimo de apostas que garante pelo menos o 2º prémio:
5. O conjunto de apostas assinalado, quando se escolhe a opção “Solução”, é o único conjunto de apostas possível para garantir pelo menos o 2º prémio com um número mínimo de apostas? Encontre outro diferente. |