Num veículo de quatro rodas circulares, cada par delas está unido por um eixo que passa pelos centros das rodas. O formato da roda garante que todos os pontos do seu bordo estão à mesma distância do seu centro, pelo que o eixo se desloca sem oscilações. Mas, se pretendermos transportar um objecto pesado, o sistema de rodas unidas por um eixo pode não ser suficientemente robusto e, por isso, é frequente utilizarem-se rolos: os objectos são transportados numa plataforma que rola sobre cilindros de igual secção. Também deste modo o transporte decorre sem oscilações, mas agora a propriedade responsável por este movimento suave é o facto de a circunferência ter largura constante. A diferença essencial é que no primeiro caso (carros usuais) a estrutura do carro apoia-se nos eixos, enquanto no segundo se apoia nos bordos das rodas (ou rolos). |
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O que significa ter largura constante?
Dada uma curva plana e fechada C, a largura de C numa direcção fixada r é o comprimento do segmento de recta que se obtém projectando, em r, cada ponto de C perpendicularmente à recta r. Diz-se que a largura da curva é constante se esse comprimento for o mesmo para todas as direcções do plano.
Por exemplo, uma circunferência de diâmetro d tem largura constante d. Mas esta não é uma propriedade que a caracterize pois há infinitas outras curvas que a satisfazem. A mais simples é o triângulo de Reuleaux, que se obtém, a partir de um triângulo equilátero de lado L, se desenharmos três arcos de circunferência com raio L e centro em cada um dos vértices do triângulo. Verifiquemos que a curva assim obtida tem largura constante L. |
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Uma recta suporte de uma curva é uma linha que tem pelo menos um ponto de intersecção com a curva e tal que esta fica inteiramente de um dos lados da recta. Note-se que uma recta suporte pode não ser uma recta tangente; e que uma curva fechada tem exactamente duas rectas suporte em cada direcção: elas podem ser encontradas colocando a curva entre duas rectas paralelas a essa direcção e deslizando-as, mantendo o paralelismo, até tocarem a curva.
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