Visualização

No applet abaixo, ilustra-se o processo de construção de novos polígonos utilizado nas demonstrações geométricas da incomensurabilidade entre a diagonal mais curta e o lado do quadrado, do pentágono regular (pela primeira demonstração dada) e do hexágono regular. Neste caso, estão representados os primeiros quatro polígonos que se obtêm, sendo que o polígono inicial está representado a azul e os outros polígonos a verde, amarelo e vermelho, segundo esta ordem. Note-se que se obtêm configurações ligeiramente diferentes se, no processo iterativo de demonstração, variarmos a diagonal sobre a qual se constrói o polígono seguinte (apesar de tal não alterar a demonstração em si).

Instruções:
Clique nos pontos vermelhos para mudar o tamanho e a posição do polígono regular inicial. Pode também mudar o polígono regular inicial e a disposição dos polígonos seguintes, bastando para isso deslocar os pontos pretos.


Para ver uma versão animada do applet, clique aqui.

Para ver uma versão animada do processo de construção de novos pentágonos regulares pela segunda demonstração dada, clique aqui.