Jogando num tabuleiro com as identificações existentes num toro, é possível efectuar vários movimentos "extra" relativamente ao plano.
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Por exemplo, se partirmos da posição representada na figura ao lado (num tabuleiro que possui as identificações de um toro), a raínha castanha pode "comer" o peão do adversário e dar cheque ao rei, seguindo os movimentos descritos na animação abaixo |
Uma situação análoga ocorre na garrafa de Klein. No entanto, os movimentos "extra" que surgem (relativamente ao plano) podem ser diferentes dos do caso do toro.
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Se partirmos da posição representada na figura ao lado - em que a raínha escura está a dar cheque ao rei, é possível (na garrafa de Klein), a raínha clara "comer" a raínha adversária, movimentando da seguinte forma: |
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Observação: Na imagem ao lado, apesar de aparentemente o jogador com as peças claras estar em vantagem, surge uma situação de empate! Isso deve-se ao facto de se estar a jogar numa garrafa de Klein e o rei "escuro" não ter possibilidade de se deslocar para nenhum lado! |