Regras

Peças
O tangram é um puzzle plano de sete peças: cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Os triângulos são rectângulos isósceles e têm três tamanhos diferentes: dois grandes, um médio e dois pequenos. Os ângulos agudos do paralelogramo medem /4 e o lado menor mede o mesmo que o lado do quadrado.

Tomando como unidade de área a área do quadrado, as peças têm as seguintes áreas:

- área 2: triângulos grandes

- área 1: quadrado, paralelogramo, triângulo médio

- área 1/2: triângulos pequenos

 


Objectivo
O objectivo é, dada uma imagem, construir uma figura semelhante utilizando todas (e apenas) as peças do puzzle sem sobreposição.

A imagem dada vai ser designada por imagem sombra, e não tem marcados os contornos interiores da contrução. A imagem com os contornos interiores é a imagem solução.

Exemplos de construções não admitidas:

[Pois todas as peças têm de ser utilizadas
e as três de baixo não foram.]
[Pois não pode haver sobreposição de peças.]

 

Tradicionalmente, exige-se que as peças se toquem no sentido em que, considerando duas quaisquer peças A e B, existe uma sequência de peças de A até B de forma a que cada duas peças consecutivas se tocam. Esta regra é importante para a criação de imagens sombra mas não para a resolução do puzzle que já tem por base uma imagem. De qualquer forma, isto diz-nos que, se quisermos manter as regras tradicionais, as imagens sombra têm de ser conexas.