Processo de construção geral
Para considerar outros processos de construção de novos polígonos, experimente o seguinte applet:
Instruções:
clique nos vértices do polígono inicial P (a azul) e arraste-os,
de modo a obter um novo polígono Q (a vermelho). Pode escolher o número
de pontos do polígono inicial (até um máximo de seis) e
os valores dos
que surgem na matriz
que permite obter as coordenadas de Q a partir das coordenadas de P.
Pode também
saber qual o valor do determinante desta matriz, que será nulo no caso
do polígono inicial determinar univocamente o polígono obtido
e diferente de zero caso contrário. Note que os centros gravíticos
dos dois polígonos (pontos com a forma de quadrados) nem sempre coincidem,
ao contrário do que acontecia com os processos dos applets anteriores.
De facto, tal acontece apenas quando a soma dos
é igual a 1.
Se quiser,
pode considerar apenas valores de
não negativos e cuja soma é 1
(designados por valores usuais, uma vez que os processos dos applets
anteriores correspondem a este
tipo de valores). Assim, observe como:
- se
e
para j >
1, temos o
processo de bissecção;
- se ,
e
para j >
1, temos o
processo de trissecção;
- se, para algum p
entre 0 e
1, ,
e
para j >
1, temos o processo
de divisão geral dos lados do polígono;
- se
e
para
,
temos o processo de bissecção das diagonais que unem vértices
alternados;
e assim sucessivamente, podemos obter qualquer um dos processos considerados nos applets anteriores (note que, para quaisquer uns destes valores, os centros gravíticos dos dois polígonos coincidem).
No caso de o número
de vértices ser ímpar, é também possível
obter o processo inverso da bissecção (isto é, encontrar
o polígono que, por bissecção, dá origem ao polígono
inicial), embora não com valores usuais de
uma vez que alguns são negativos. Consegue descobrir com que valores?