Jogo do Galo no toro

No jogo de galo, ganha o jogador que primeiro alcançar três peças "em linha". Por estarmos perante uma versão 3D deste jogo, existem outras soluções possíveis a ter em conta relativamente ao caso do plano (Fig 2).

Estamos a jogar num toro tridimensional e, em particular, há uma identificação entre as duas paredes verdes, entre as duas amarelas, e entre as azuis (uma delas não visível no início). Assim, na Figura 3, a posição 1 está identificada à 2, a 3 está identificada à 4, e a 5 à 6. Estas identificações levam a que um dos jogadores (com as bolas azuis) ganhe, o que não seria possível no "nosso" espaço. Rodando o quarto com o rato (Figuras 4 e 5), podemos ver o mesmo jogo noutras perspectivas.

A escolha da opção "Tiling" (em "Ver") torna mais claro o porquê da vitória do jogador:

Figura 6

Experimente diversos jogos, até se familiarizar com este tipo de espaço!