Instruções do applet

Movimentação das peças

As sete peças do tangram são manipuláveis por translação livre e rotação por múltiplos de \(\frac{\pi}{8}\).

A translação é feita por arrastamento, clicando no centro da peça. A rotação é controlada pelo ponto assinalado num dos vértices da peça. Além disso, o paralelogramo pode também ser reflectido, movendo-se o ponto azul indicado no canto superior direito.

Escolha da figura

No segmento vertical da barra lateral escolha uma figura, arrastando o ponto sobre o segmento.

A imagem sombra da figura escolhida aparecerá em tamanho reduzido no canto superior direito do applet.

Na área de jogo está assinalado um ponto preto que corresponde ao ponto marcado na imagem reduzida. Para um reconhecimento da figura construída, o puzzle deve ser construído tendo em conta a localização desse ponto. Nesse caso, quando a disposição das peças estiver próxima da imagem solução considerada (ou uma sua simetria), aparece a indicação de que o puzzle está certo. Note-se, no entanto, que a imagem solução considerada no applet é apenas uma das configurações possíveis.

Início

No pequeno segmento início, pode fazer com que as peças voltem à posição inicial.

Opções de jogo

No segmento horizontal, no fundo da barra lateral, pode seleccionar diferentes opções de jogo, que correspondem a graus de dificuldade decrescentes, simplificando, progressivamente, o processo de resolução. Deve começar pela primeira opção (construção livre), por ser a menos orientada, e mudar de opção apenas se precisar de ajuda. Em especial, só deve recorrer à solução em último caso.

Ver figura

Pode optar por mostrar na área de jogo uma figura semelhante à imagem sombra do canto. Activando essa opção, surge à direita um segmento vertical, onde pode controlar um ponto de escala da figura da área de jogo, para ajustar manualmente o seu tamanho ao que supõe ser o tamanho real.

Notas: