Applets

Instruções gerais

Em primeiro lugar, seleccione o número de páginas pretendido, até um máximo de 6 (por defeito, são escolhidas 4 páginas). De seguida, arraste os pontos coloridos e coloque-os onde quiser, de preferência não muito próximos uns dos outros. Cada um destes pontos representa uma página da Internet, sendo que um link de uma página para outra será representada por uma seta e um link de uma página para ela própria será representada por um laço. Para escolher os links que deseja incluir, observe que inicialmente é apresentado o seguinte quadro de dupla entrada (supondo que seleccionou 4 páginas):

Então, se desejar incluir um link da página A para a página C, deve, na coluna correspondente à página A (a primeira), mover o ponto correspondente à página C da esquerda para a direita, ficando com a seguinte configuração:

Observe que é acrescentada uma seta da página A (o ponto amarelo) para a página C (o ponto azul claro). Supondo ainda que pretende incluir um link da página C para ela própria e links da página D para todas as outras páginas (excluindo ela própria), deve obter a seguinte configuração:

sendo que são acrescentadas setas da página D (o ponto azul escuro) para as outras páginas e um laço na página C (o ponto azul claro).

A qualquer momento, pode aumentar ou diminuir o número de páginas pretendido, deslocar os pontos para outras posições que considere mais convenientes e acrescentar ou retirar links. Relativamente ao valor do parâmetro \(p\), pode escolher o valor por defeito (\(0,85\)) ou qualquer outro entre \(0\) e \(1\).