Visão de uma gota

Será agora útil dar uma resposta à seguinte questão: de que pontos é que uma dada gota é vista e como é que é vista de cada um deles?

Pelas razões de simetria atrás referidas, as soluções obtêm-se das do caso do plano, aplicando todas as rotações referidas. Por exemplo, para a cor vermelha havia duas direcções brilhantes para os raios \(C_{3}\) às quais vai agora corresponder no espaço uma superfície cónica de vértice no centro da gota e mesma semi-abertura \((42,5^{\circ})\), de revolução em torno da recta unindo o centro da gota ao centro do sol. É para observadores situados numa tal superfície cónica, e só para esses, que os raios \(C_{3}\) emitidos daquela gota são vistos com a cor vermelha brilhante. De modo análogo para os raios \(C_{3}\) de outras cores, agora em superfícies cónicas dentro da vermelha, como mostram as figuras seguintes. A segunda é uma ampliação de uma parte da primeira, apenas representando sete cores e omitindo todas as intermédias, para maior clareza.

Para os raios \(C_{4}\), funciona algo de análogo, mas agora com cones exteriores aos primeiros e repetindo as cores, mas por ordem invertida. As figuras seguintes dão uma ideia de conjunto e mostram um detalhe.