Exemplos geométricos

OBSERVAÇÃO: As imagens apresentadas nesta página são apenas e só imagens! Se quiser aceder ao applet manipulável basta clicar em "EXEMPLO i", \(i= 1,2,3,4,5,6,7,8\) ou na imagem correspondente.

ATENÇÃO: Por vezes os applets demoram muito a carregar. Caso o tempo de espera seja superior a 30 segundos é aconselhável que feche todas as janelas do seu browser e tente aceder novamente.

OBSERVAÇÃO: Na manipulação dos applets verificará que quando uma curva sai do domínio da janela de visualização (rectângulo preto) aparecerá no lado oposto, tal como se os lados opostos estivessem colados (isto faz com que o espaço onde as curvas estão a ser traçadas possa ser visto como um toro).

EXEMPLO 1: Construção de polígonos regulares. Podemos escolher o número de lados assim como os seus comprimentos através dos cursores (barras verdes com botão móvel)

poligono regular 1

EXEMPLO 2: Construção de um conjunto de polígonos regulares que resultam das rotações de um ângulo cuja amplitude é controlável através de um cursor.

poligono regular 2

EXEMPLO 3: Construção de um conjunto de polígonos regulares que resultam de homotetias uns dos outros. Estas homotetias têm centro num dos vértices do polígono e razão controlada por um parâmetro definido num cursor.

poligono regular 3

EXEMPLO 4: Construção de figuras poligonais curiosas.

figura poligonal 1

EXEMPLO 5: Construções "infinitas" formadas por linhas poligonais.

linhas poligonais

EXEMPLO 6: Construção de figuras constituídas por pontos ou linhas poligonais.

figura formada por pontos

EXEMPLO 7: Construção de circunferências e arcos de circunferência.

circunferencia

EXEMPLO 8: Construção de figuras constituídas por circunferências e arcos de circunferência.

figura formada por arcos de circunferencia

Se já tem o StartLogo instalado no seu computador e deseja visualizar os EXEMPLOS neste programa, importe os ficheiros da pasta http://www.atractor.pt/mat/logo/exemplos: exemplo1.slogo, exemplo2.slogo, exemplo3.slogo, exemplo4.slogo, exemplo5.slogo, exemplo6.slogo, exemplo7.slogo, exemplo8.slogo. Abra os ficheiros usando o programa.


(*) Nível de dificuldade: Secundário