Introdução

StarLogo é uma extensão da linguagem de programação Logo que permite a concretização e exploração de diversas actividades. Trata-se de um software especialmente pensado para estudantes com interesse por actividades de descoberta, promovendo assim novas formas de pensar e compreender sistemas.

Tal como a tradicional versão do Logo, permite criar desenhos e animações através de comandos que são dados a uma "tartaruga" gráfica no ecrã do computador. O StarLogo extende esta ideia, permitindo ao utilizador controlar milhares de tartarugas em simultâneo. Adicionalmente, o StarLogo permite tornar o "mundo da tartaruga" dinâmico: o programa permite que se definam "patches" que formam o "ambiente da tartaruga". Tartarugas e "patches" podem interagir - por exemplo, podemos programar as tartarugas para vaguearem no seu mundo e comportarem-se de diferentes formas perante os diferentes "patches". StarLogo é particularmente bem sucedido na criação de projectos de simulação.

Um dos aspectos mais famosos da linguagem Logo é o de permitir construir figuras geométricas por meio de um conjunto elementar de regras que definem a chamada “Geometria da tartaruga”. Os comandos do StarLogo dividem-se, basicamente, em comandos primitivos, que já vêm implementados na linguagem, e em nomes ou rótulos de procedimentos, escritos pelo utilizador, que, uma vez memorizados pelo computador, são executados como se fossem comandos primitivos. É extremamente fácil criar novos procedimentos em Logo.

Alguns exemplos

Para ficar com uma ideia de algumas das potencialidades do StarLogo veja os exemplos seguintes:

ATENÇÃO: Por vezes os applets demoram muito a carregar. Caso o tempo de espera seja superior a 30 segundos é aconselhável que feche todas as janelas do seu browser e tente aceder novamente.

Poderá também aceder ao material que o Atractor concretizou para as sessões de divulgação do StarLogo no âmbito:


Instalação do programa

Para mais informações sobre o programa Starlogo ou para instalá-lo no seu computador visite o site do Starlogo. No entanto, ter o Starlogo instalado localmente não é necessário para ver os exemplos de applets disponíveis no site do Atractor. É, sim, necessário que haja no computador uma versão relativamente recente de Java.

Por favor, comunique-nos se notar qualquer anomalia e não hesite em nos pedir ajuda caso encontre qualquer dificuldade.


Traduzido para inglês por uma equipa do CMUC, a partir da versão original portuguesa. O Atractor agradece a sua colaboração.

(*) Nível de dificuldade: 2º e 3º ciclos – Superior